meninas
líderes

Estratégia de Conteúdo

User Experience

Design Concept

Full-Stack dev.

 

A Plan International é uma ONG que existe há quase 80 anos e está presente em mais de 80 países ao redor do mundo. Sua atuação no Brasil sempre esteve dividida entre diversas causas sociais, mas, de tempos pra cá, o foco tem sido o empoderamento feminino e as questões de gênero. Nesse contexto, recebemos um desafio de uma responsabilidade imensa:

 

expandir a atuação da ONG do offline pro digital e garantir um ambiente seguro e acessível para meninas de 14 a 24 anos. 

DO OFF PRO ON
 

A Plan sempre foi super ativa no offline: promove eventos e capacitações para empoderar meninas, torná-las mentoras de outras meninas e, assim, disseminar conhecimento através da lógica de rede. Cria muito material didático e presta apoio a todas que os procuram. Realiza ocupações e mostra para garotas que elas têm voz ativa, poder de decisão sobre seus corpos e suas e vidas e que podem ser o que quiserem. Mas o alcance disso tudo podia ser muito maior com a presença da ONG no digital.

É importante lembrar que estamos falando de meninas de todo o Brasil e que, muitas vezes, estão localizadas em ambientes de vulnerabilidade social. Portanto, precisávamos pensar em como criar uma ferramenta acessível, que tornasse possível a navegação e o consumo de conteúdo mesmo com acesso à internet bastante limitado. Esse mindset também orientou o design da página e as questões de navegabilidade. Além disso, a cliente tinha o desejo de que esse espaço fosse um hub digital tradicional, em uma página da web, e, posteriormente, um app, considerando a faixa etária do target e a mobilidade.

E foi daí que veio nosso insight: PWA resolveria perfeitamente essas questões.

PW O QUE?
 

Progressive Web Apps - ou PWA - é um híbrido entre páginas da web regulares, com estrutura de site, e um aplicativo feito para mobile. A aplicação combina recursos de navegadores e de apps de celular. Algumas páginas de conteúdo conhecidas - como Pinterest e Twitter - já usam essa tecnologia.

O PWA tem um papel importantíssimo nesse caso específico: nosso target muitas vezes tem restrição de conectividade, e a tecnologia permite o armazenamento de informações. Ou seja, se as meninas acessarem a internet na escola ou no shopping e abrirem o portal, o conteúdo visualizado continuará disponível quando estiverem offline. Se enviarem uma mensagem quando não estiverem conectadas, elas recebem uma notificação avisando que o envio será feito assim que acessarem alguma rede.

REDE, ACOLHIMENTO E SEGURANÇA 
 

O Portal Meninas Líderes é uma rede de apoio, de ensino e de acolhimento. Foi feito para ser um ambiente seguro, no qual essas garotas podem trocar experiências, consumir conteúdo, pedir ajuda. Além da preocupação com o tom de voz desse portal - que precisa ser o mais amigável possível para inspirar confiança -, tivemos de pensar muito bem na segurança das informações. A página possui uma parte aberta, na qual qualquer pessoa pode acessar o conteúdo didático disponível ou enviar um pedido de ajuda. Mas criamos uma parte logada, incluindo a parte de comentários desse conteúdo aberto, que somente meninas de 14 a 24 anos podem acessar. Isso faz com que elas se sintam seguras para debater assuntos diversos.

Pra garantir que o acesso realmente seja feito só por essas meninas, propusemos a seguinte mecânica: as mentoras - meninas que já fizeram a capacitação - recebem da Plan um código que podem passar para outras meninas. O cadastro na parte logada da página só será permitido mediante digitação desse código, que expira de tempos em tempos. Assim, sempre é possível rastrear as indicações e garantir a veracidade das identidades. Além disso, para concluir o cadastro, as meninas precisam enviar uma selfie mostrando suas carteiras de identidade. O material passa pela avaliação da Plan, que libera ou não o acesso.

Áreas do Portal

Fala Menina!

Conteúdo proprietário da página, voltado à educação. 

 

 

Debatendo Juntas 

Fórum para discussão de tópicos relacionados.

 

 

Agenda de Eventos

Eventos que abordam temas relacionados às questões de gênero e empoderamento feminino em todo o Brasil. É possível filtrar por período e por estado.

 

 

Meninas Ocupam

Espaço de inscrição para passar um dia ocupando cargos de liderança. As histórias já existentes vão desde cargos de diretoria em empresas até a ONU!

 

 

Por

Curadoria de conteúdo relacionado à temática do hub, com indicações de filmes, textos, músicas etc.

 

 

Editais

Curadoria de vagas que deem possibilidade de crescimento para essas meninas.

 

 

Ajuda

Ferramenta por meio da qual as meninas podem denunciar situações e pedir ajuda.