uol
edtech_

User Experience

Design Concept

Front-end dev.

 

A gente vive falando que, além do resultado, o processo como um todo é super importante.

E esse case é o retrato perfeito disso. Fomos chamados pra repensar a parte não-logada da página na qual a PUCRS e o UOL ED/TECH apresentam seus cursos de pós-graduação EAD, voltados pro mercado empreendedor. Toda a jornada do aluno até a matrícula precisava ser otimizada, passando por usabilidade, experiência, captação de lead. O site precisava ganhar um visual mais premium, fazer com que se encontrasse facilmente informações sobre as disciplinas e os professores renomados do mercado, gerar conversão através de leitura, call to action e scroll. Nossa entrega era uma proposta que contemplasse arquitetura e design, a ser implementada pela área de desenvolvimento do cliente. E fizemos tudo isso de um jeito totalmente Huia.

O INÍCIO: DADOS PRA EMBASAR

Pra começar, fomos a campo e encontramos pessoas que estivessem buscando pós-graduação EAD pra descobrir os reais motivos pelos quais eles escolhem um ou outro hub. O que de fato é relevante pra manter essas pessoas na página? O que chama a atenção do usuário? Com essa fase de discover, estabelecemos uma persona e obtivemos embasamento pra planejar o projeto com segurança.

Trabalhamos com as áreas integradas e o time reunido, em uma dinâmica que garantiu uma entrega concisa, completa e ágil.

PLANEJAMENTO, INTEGRAÇÃO E METODOLOGIAS ÁGEIS

Pra fazer com que nada fosse deixado para trás ao longo do processo, trabalhamos com um planejamento prévio de todos os elementos interativos da página, o que nos permitiu replicar tudo com bastante agilidade. Além disso, usamos Storybook, uma aplicação que possibilita que que todos acessem as telas conforme são publicadas pelos desenvolvedores e deem rapidamente os inputs necessários pra acelerar o processo de otimização em UX e Design. Trabalhamos com as áreas integradas e o time reunido, em uma dinâmica que garantiu uma entrega concisa, completa e ágil, com todos os participantes alinhados do início ao fim - tanto da nossa equipe quanto do cliente, que participou e se envolveu no projeto do início ao fim.

ACERTO NA ESCOLHA DE TECNOLOGIAS

Esse foi o primeiro trabalho que fizemos focado em Flex Container desde o início. Esse estilo de codificação é feito em porcentagem, permitindo que os elementos se adaptem conforme o tamanho e o formato da tela em que estão sendo exibidos. Isso traz muito mais fluidez para a página. Para que isso funcionasse da melhor forma, pensamos sempre no todo e produzimos todas as telas intermediárias possíveis, adequando o conteúdo a todas as realidades de device.